segunda-feira, 2 de julho de 2012

São Roque - São Paulo - Brasil

São Roque é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º31'45"Sul e a uma longitude 47º08'07" Oeste, estando a uma altitude de 771 metros. De acordo com os dados do IBGE, relativos ao ano de 2010, a população corresponde a 78 873 habitantes.


Estância Turística


São Roque é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.


História



Fundada na segunda metade do século XVII pelo bandeirante Pedro Vaz de Barros - mais conhecido como Vaz-Guaçu - a cidade surgiu de uma enorme fazenda e uma capela por ele erigida no local. A capela - então erigida onde hoje é a Praça da Matriz - foi levantada em devoção a São Roque. A fazenda tinha por objeto o cultivo de vinhedos e de trigais, utilizando-se mão-de-obra indigena forcada e mais tarde, de escravizados negros. Pouco depois da criação dessa fazenda, o irmão de Pedro Vaz - Fernão Paes de Barros, também veio a se instalar em São Roque, nos mesmos moldes que seu irmão, fundando uma fazenda e uma capela, contudo em louvor a Santo Antonio.
A capela original a São Roque, bem como as igrejas barrocas que a sucederam no Largo da Matriz foram derrubadas e sucessivamente "modernizadas", assim como todo o entorno paisagístico do Largo da Matriz. Ao que consta, até a década de 1940, o Largo da Matriz era formado por um conjunto arquitetônico barroco, tendo a sua volta casarões.
Antes de ter sido elevado à condição de vila em 1832, o povoado foi declarado freguesia de Santana de Parnaíba, no ano de 1764.Em 1864, é elevado à categoria de município. Entre 1872 e 1875, é inaugurada a Santa Casa de Misericórdia e a estação da Estrada de Ferro Sorocabana. No final do século XIX, tem sua economia impulsionada pela chegada de imigrantes italianos.
Em 08.04.1834, é criado o I Cartório de Protesto de Notas e Títulos. O fórum judicial é criado em 15.04.1873, com a instalação de dois ofícios judiciais. Um ano depois, é criado o 1º Cartório de Registro de Imóveis. Em 01.01.1889, é instalado o Primeiro Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais. Em 1893, é instalado o 2º Cartório de Protesto de Notas e Títulos.
Ao que consta, essas melhorias foram levadas a cabo em função da influência político do Sr. Antônio Joaquim da Rosa, o Barão de Piratininga, importante personalidade sanroquense, e ao que consta, amigo pessoal do Imperador D. Pedro II. O Barão de Piratininga chegou, inclusive, a ser nomeado presidente da província de São Paulo no ano de 1869.
Em 1890, o industrial italiano Enrico Dell'Acqua funda a BRASITAL, uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, a qual funcionou até meados dos anos 1970. Hoje, faz parte do patrimônio público municipal, abrigando um centro cultural e educativo, bem como a biblioteca municipal.
A partir de 1880 que ressurgiu em São Roque a segunda fase da vitivinicultura, graças à iniciativa, quase simultânea, de três pioneiros: o lavrador José Casali, o engenheiro da Estrada de Ferro Sorocabana Dr. Eusébio Stevaux, francês de origem, e o sanroquense Antonio dos Santos Sobrinho, o Santinhos, como era conhecido. Dos três, apenas o Sr. Casali se dedicou à vinicultura com fins comerciais, mas todos eles tiveram seguidores. O município apresentava condições ideais para a cultura da vinha, mas os métodos empregados na vinicultura eram os mais empíricos, pois os que a este ramo se dedicavam, seguiam preceitos muito antiquados, conforme haviam aprendido de seus antepassados, e sem nenhum apoio dos poderes públicos. O cultivo da vinha, de fins do século XIX, até a primeira década do século XX, foi se desenvolvendo lentamente.
A primeira tipografia da cidade é criada pelos irmãos Boccato, que passam a editar um semanário chamado "O Democrata". O jornal foi fundado em 1 de maio de 1917. O primeiro ginásio da cidade, a escola "Horácio Manley Lane" foi fundada em 1947.
SKI MOUNTAIN PARK 


SKI MOUNTAIN PARK 
SKI MOUNTAIN PARK

O parque tem uma estrutura completa para todas as idades, tem um tobogã, um teleférico, arco e flecha, restaurantes como a churrascaria Parrilla de La Montana, pasteis de alcachofra, vinhos, cafeterias, sorveterias, aves, divertimento o dia inteiro.



Restaurante Parilla de La Montana(no centro de ski)


Outra atração de São roque é o roteiro dos vinhos, você segue por uma estradinha charmosa onde as entradas das vinícolas estão margeando a estrada, (asfaltada) veja no site a rota completa dos vinhos, chocolates, licores, e restaurantes, http://www.roteirodovinho.com.br/
Não dá para parar em todos, tente conhecer Quinta do Olivario que serve um aperitivo de lingüiça alheira e chope de vinho, e na Góes a maior delas, deguste o chope de vinho branco e tinto geladinho e os vinhos artesanais e os de uvas especificas para os que gostam mais de vinhos selecionados, e os prosecos Donnatella. Lá mesmo tem a Giullian`s com deliciosos licores e chocolates.
Vinicola Goes



Fonte: Wikipedia
Fotos: viajandocomsy.multplo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário